Espaço para disponibilizar conhecimento, boas práticas, normas e orientações sobre temas relacionados a Governança Pública
O Conceito de I&T do COBIT 2019

O Conceito de I&T do COBIT 2019

Um conceito importante trazido pelo COBIT 2019 é o de Informação e Tecnologia (I&T). A justificativa para esse conceito é o fato do acrônimo TI (Tecnologia da Informação) remeter diretamente para a área de TI, com suas equipes de desenvolvimento de sistemas e produção.

O resultado disso é que o termo Governança de TI suscita nas áreas de negócio e na alta administração a ideia de que esse é um tema restrito ao departamento de TI e que não devem se envolver.

Por outro lado, I&T remete à informação e à tecnologia empregada para tratar e gerenciar essa informação. Ora, essa é uma atividade pertinente a TODAS as áreas da organização, que tratam suas próprias informações fazendo uso das ferramentas disponibilizadas pela área de TI.

Agora, se eu falar de Governança de I&T, não estarei mais me referindo à área de TI, mas sim à Governança das informações de CADA área da organização e do uso estratégico que esta faz do ferramental tecnológico disponível.

Compete a nós, agora, incluir o tema I&T nas agendas das áreas de negócio e da alta administração. Vamos a isso?

Dr. João Souza Neto, professor do IBGP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *