Espaço para disponibilizar conhecimento, boas práticas, normas e orientações sobre temas relacionados a Governança Pública
Fórum IBGP

Estratégia para Adoção de Serviços de Nuvem

Ampla Base de Conhecimento sobre Serviços em Nuvem para o Setor Público

 

Apesar de vários bons exemplos de governos de países de primeiro mundo O governo brasileiro percebeu que a computação em nuvem pode reduzir drasticamente os custos de TI, melhorando significativamente o desempenho e acelerando a inovação. Por outro lado, a complexidade e a diversidade, de soluções oferecidas pelo mercado tem tornado a adoção de Serviços em Nuvem Computacional um desafio a ser resolvido.

Para organização do Evento uma equipe de Professores do IBGP selecionou, traduziu e organizou artigos, normas, padrões do Brasil e de vários países com bastante maturidade na adoção de serviços em Nuvem Computacional, criando uma ampla BASE DE CONHECIMENTO, que agora é disponibilizada para os servidores de órgãos públicos brasileiros.

 

Conceitos envolvendo Serviços em Nuvem

Saiba mais sobre os Conceitos de Nuvem, Benefícios e referências relativas ao Acórdão do TCU e Portaria do Ministério do Planejamento envolvendo o Tema: Contratação de Serviços em Nuvem.

Saiba mais

Benefícios e Riscos na adoção de Serviços em Nuvem

Saiba sobre os principais benefícios na adoção de Serviços em Nuvem Computacional, incluindo benefícios para organizações de Governo, e ressaltando o Ponto de Vista da Alta Administração.

Saiba mais

Guia Prático para Nuvem Computacional baseado em Padrões - CSCC

Saiba mais sobre o trabalho da CSCC - Cloud Standards Customer Council que desenvolveu um Guia com práticas para adesão à serviços de nuvem computacional baseado em padrões.

Saiba mais

Cloud First em organizações do Governo Americano - Guia do comprador

Saiba tudo sobre o Programa Cloud First implementado pelo Governo Americano com o objetivo de elevar a eficiência das organizações públicas americanas.

Saiba mais

Catalizando a adoção de Serviços Nuvem - Governo Americano

Saiba mais sobre as ações implementadas pelo Governo Americano para catalização de Serviços em Nuvem nas organizações de governo.

Saiba mais

Arquitetura de Referência do NIST

Saiba mais sobre os papéis e as responsabilidades do Contratante, Provedor e Broker em Serviços de Nuvem, bem como, aspectos que envolva contratação desses serviços, incluindo SLA, Termos contratuais e Padrões de interoperabilidade, Portabilidade e Desempenho disponíveis.

Saiba mais

Requisitos de Segurança e Disponibilidade

Saiba mais sobre as questões que envolvem a Segurança da Informação em Nuvem Computacional, Tipos de informações sigilosas e Análise do GSI-NC 14 sob o foco de conformidade.

Saiba mais

Boas Práticas para Licitação de Serviços de Computação em Nuvem

Saiba mais sobre as boas práticas para Licitação de Serviços em Nuvem, incluindo os Acórdãos do TCU que tratam do tema.

Saiba mais

Estratégias, Artigos, Normas, Padrões
relacionados a Serviços em Nuvem Computacional

(55 documentos relacionados)