Espaço para disponibilizar conhecimento, boas práticas, normas e orientações sobre temas relacionados a Governança Pública
Gestão de Riscos em Projetos segundo o PMI

Gestão de Riscos em Projetos segundo o PMI

Agrada-me o modelo de gestão de riscos em projetos do PMI. O modelo PIER-C, Plan-Identify-Evaluate-Responses-Control, “cobre todas as bases” e está alinhado à gestão de projetos preconizada pelo PMBoK.

Como trata-se de boa prática, tudo se inicia no planejamento, cujo resultado final é o Plano de Gestão de Riscos, que estabelece a metodologia a ser seguida.

Em seguida, temos um passo importante que é o da identificação de riscos. Um ponto chave aqui é a criação do Registro de Riscos, que é atualizado em todas as etapas posteriores do processo.

Na parte da avaliação (Evaluate), temos uma grata surpresa, pois o modelo contempla não só a análise qualitativa, mas, também, a análise quantitativa.

No bloco de resposta ao risco, temos estratégias para riscos negativos e, também, para riscos positivos. Resposta são elaboradas para os riscos que estão na urgent list.

Finalmente, na parte do Controle, temos diversas atividades, destacando-se a avaliação da efetividade do programa de gestão de riscos do projeto.

 

Dr. João Souza Neto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *