Espaço para disponibilizar conhecimento, boas práticas, normas e orientações sobre temas relacionados a Governança Pública
Desenho do Framework do COBIT 2019 para uma Organização do Setor Financeiro

Desenho do Framework do COBIT 2019 para uma Organização do Setor Financeiro

Nesta semana, finalizei o desenho do framework COBIT 2019 para uma organização aqui de Brasília. Foi uma experiência muito rica, porque me permitiu conhecer melhor o método de desenho proposto.

Naturalmente, há muitas oportunidades de melhoria. Entre elas, posso destacar a existência de conceitos com pouca clareza, que acabam gerando discussões intermináveis; o fato do método exigir a participação de uma quantidade significativa de atores (uma hora com o pessoal da TI, outra hora com os membros da alta administração); a necessidade de traduzir para o português a planilha de desenho, pois há colegas que não se sentem à vontade de trabalhar textos em inglês; e assim por diante.

Estou finalizando o relatório e pretendo submetê-lo à ISACA para que as lições aprendidas contribuam para a melhoria desse importante instrumento de governança e gestão de informação e tecnologia para as organizações.

É importante ressaltar que o ganho do desenho é considerável. A visão estratégica global obtida é muito valiosa.

 

Dr. João Souza Neto

Professor do IBGP no Curso “Governança de TI no Setor Público utilizando o COBIT 2019”.

Saiba mais em:

Curso Governança de TI no Setor Público utilizando o COBIT 2019

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *