Espaço para disponibilizar conhecimento, boas práticas, normas e orientações sobre temas relacionados a Governança Pública
REZENDE, 2002

REZENDE, 2002

Título: Alinhamento do planejamento estratégico da tecnologia da informação ao planejamento empresarial: proposta de um modelo e verificação da prática em grandes empresas brasileiras.

In: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina

Tipo documento: Tese de Doutorado

Autor(es): REZENDE, Denis Alcides

Ano: 2002

Local:

Palavras-Chave: Planejamento da Tecnologia da Informação, Planejamento Estratégico, Sistemas de Informação, Alinhamento de Negócios.
Resumo:

Como as organizações estão enfrentando um mercado competitivo, globalizante e turbulento, elas necessitam de informações oportunas e conhecimentos personalizados, para efetivamente auxiliar a sua gestão de forma inteligente. Para tanto, é necessário que seus planejamentos empresarial e da tecnologia da informação (TI) sejam coerentes e integrados, onde as respectivas estratégias estejam plenamente alinhadas entre si. E para contribuir com esse desafio emergente das organizações, esse estudo objetivou propor um modelo que permita identificar os principais recursos sustentadores do alinhamento do Planejamento Estratégico da TI (PETI) ao Planejamento Estratégico Empresarial (PEE) em grandes empresas brasileiras, sob a percepção dos CEOs (Chief Executive Officer) e dos CIOs (Chief Information Officer). Sua originalidade está na diferente forma de identificação e organização das variáveis dos recursos sustentadores do alinhamento entre o PETI e o PEE, que envolvem quatro construtos inter-relacionados: TI; sistemas de informação e do conhecimento (SI); pessoas (RH); e contexto organizacional (CO). Os construtos e respectivas variáveis estão detalhados no modelo proposto de alinhamento, os quais foram fundamentadas na literatura e nas experiências vivenciadas (acadêmicas e empresariais) do pesquisador. A pesquisa foi essencialmente exploratória e empregou principalmente o método do levantamento de dados (survey), utilizando questionários, entrevistas e observações pessoais como instrumentos de coleta de dados. O trabalho efetuou um pré-teste em 2 (duas) empresas, um teste piloto em 8 (oito) organizações e um survey em outras 68 (sessenta e oito) grandes empresas brasileiras de diferentes regiões, tamanhos e setores. Os dados auferidos possibilitaram o conhecimento direto da realidade das empresas participantes e permitiram gerar as diversas inferências por meio das respectivas análises quantitativas e qualitativas elaboradas. O percentual-médio de alinhamento estratégico das empresas participantes foi de 79,4%. Os recursos sustentadores com maiores pesos foram o RH e o CO com 47,05% e 31,00% respectivamente, seguidos da TI com 11,11% e do SI com 10,84%. Os demais resultados obtidos encontram-se nos pormenores das análises descritas, no desenvolvimento do modelo definitivo de alinhamento do PETI ao PEE e na proposta de estágios de alinhamento. As contribuições desse estudo para a academia e para as empresas resgatam a visão moderna do planejamento da TI alinhado ao negócio empresarial, contemplando a organização como um todo. A conclusão reitera a importância do alinhamento do PETI ao PEE nas organizações e aponta que se os recursos sustentadores forem trabalhados em conjunto, de forma adequada e competente, de fato podem contribuir com a gestão de empresas competitivas e inteligentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *