O setor público está preparado para o Governo 4.0?
O conceito de Governo 4.0 surge a partir da Quarta Revolução Tecnológica, caracterizada pela convergência entre sistemas físicos, digitais e biológicos. Esse movimento não é apenas tecnológico, mas estrutural, econômico e cultural, pois altera a forma como dados, serviços e processos são concebidos e utilizados. Explica o Professor Anderson Itaborahy, na Palestra “Desafios e oportunidades para Governança de TI”.
As revoluções tecnológicas e seu impacto na sociedade
Historicamente, grandes avanços tecnológicos transformaram profundamente as sociedades. A Primeira Revolução Industrial deslocou o eixo produtivo da terra para a indústria. A Segunda Revolução Industrial trouxe a eletricidade e a produção em massa. Já a Terceira Revolução Industrial introduziu a automação e a informatização dos processos.
Agora, vivemos a Quarta Revolução Tecnológica, na qual informação e conectividade se tornaram os principais ativos econômicos e sociais. No setor público, isso implica na necessidade de um Estado mais ágil, eficiente e transparente.
Principais características do Governo 4.0
- Automação e Inteligência Artificial (IA) para aprimorar auditorias e processos decisórios;
- Interoperabilidade de sistemas para garantir a eficiência dos serviços públicos;
- Governo como plataforma, oferecendo serviços personalizados ao cidadão com base em Big Data;
- Participação cidadã ampliada por meio de ferramentas digitais e dados abertos;
- Ética e governança digital para garantir transparência e proteção de dados.
Lição: Transformar digitalmente as instituições públicas não significa apenas adotar novas tecnologias, mas repensar modelos de gestão, processos e cultura organizacional.
Deixe seu Comentário: A sua organização está pronta para essa mudança estrutural?
Professor Anderson Itaborahy
Doutor em Ciência da Informação na UnB. Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela FGV, Especialista Engenharia do Software pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Especialista em Análise de Sistemas pela UFMG e graduado em Engenharia Elétrica pela UFJF. Trabalhou no Banco do Brasil por 31 anos, a maioria deles lidando com a gestão e o planejamento de tecnologia, onde conduziu a implantação do Escritório de Projetos de TI e do Escritório Corporativo de Projetos e gerenciou o Projeto que reformulou a Governança de TI no Bando Brasil. Também exerceu a função de Diretor Executivo de TI na BB Tecnologia e Serviços(BBTS), modernizando a área de Governança de TI da empresa. Tem certificação internacional CGEIT- Certified in the Governance of Enterprise IT pela ISACA, onde ocupa o cargo de Diretor do Capítulo Brasília.
Cursos do Professor
Implementando a Governança de TI – Uma abordagem prática de seus Processos