O setor público está preparado para o Governo 4.0?
O conceito de Governo 4.0 surge a partir da Quarta Revolução Tecnológica, caracterizada pela convergência entre sistemas físicos, digitais e biológicos. Esse movimento não é apenas tecnológico, mas estrutural, econômico e cultural, pois altera a forma como dados, serviços e processos são concebidos e utilizados. Explica o Professor Anderson Itaborahy, na Palestra “Desafios e oportunidades para Governança de TI”.
As revoluções tecnológicas e seu impacto na sociedade
Historicamente, grandes avanços tecnológicos transformaram profundamente as sociedades. A Primeira Revolução Industrial deslocou o eixo produtivo da terra para a indústria. A Segunda Revolução Industrial trouxe a eletricidade e a produção em massa. Já a Terceira Revolução Industrial introduziu a automação e a informatização dos processos.
Agora, vivemos a Quarta Revolução Tecnológica, na qual informação e conectividade se tornaram os principais ativos econômicos e sociais. No setor público, isso implica na necessidade de um Estado mais ágil, eficiente e transparente.
Principais características do Governo 4.0
- Automação e Inteligência Artificial (IA) para aprimorar auditorias e processos decisórios;
- Interoperabilidade de sistemas para garantir a eficiência dos serviços públicos;
- Governo como plataforma, oferecendo serviços personalizados ao cidadão com base em Big Data;
- Participação cidadã ampliada por meio de ferramentas digitais e dados abertos;
- Ética e governança digital para garantir transparência e proteção de dados.
Lição: Transformar digitalmente as instituições públicas não significa apenas adotar novas tecnologias, mas repensar modelos de gestão, processos e cultura organizacional.
Deixe seu Comentário: A sua organização está pronta para essa mudança estrutural?
O IBGP recomenda uma visita à página do Curso Implementando a Governança de TI – Uma abordagem prática de seus Processos do Professor clicando da imagem abaixo.