TI é frequentemente vista como um setor técnico, focado em resolver problemas e “apagar incêndios”. Mas a verdade é que seu papel vai muito além disso: TI existe para criar valor, ressalta a Professora Diana Santos na Palestra – Como Alinhar PETI-PDTI com os Objetivos de Negócio.
O que significa criar valor?
Segundo o COBIT, criar valor envolve:
- Realização de benefícios: Soluções que apoiam as áreas de negócio a entregar melhores produtos e serviços.
- Gerenciamento de riscos: Prevenir falhas ou minimizar os impactos de incidentes.
- Otimização de recursos: Fazer mais com menos, garantindo que a organização opere com eficiência.
Exemplo prático de alinhamento de TI com negócios:
Imagine que sua organização tem como objetivo estratégico aumentar a eficiência operacional. Um plano bem estruturado de TI deve incluir ações como:
- Garantir alta disponibilidade de sistemas críticos.
- Implementar ferramentas de automação para reduzir tarefas manuais.
- Monitorar continuamente a performance de soluções para evitar interrupções.
Deixe seu Comentário: Como sua área de TI está conectando seus esforços ao que realmente importa para o negócio? Estamos apenas “apagando incêndios” ou construindo um futuro sustentável?
O IBGP recomenda uma visita à página do Curso Técnicas de Elaboração e Acompanhamento de PDTIC – Com ênfase na prática da Professora Diana Santos clicando da imagem abaixo.