TI é frequentemente vista como um setor técnico, focado em resolver problemas e “apagar incêndios”. Mas a verdade é que seu papel vai muito além disso: TI existe para criar valor, ressalta a Professora Diana Santos na Palestra – Como Alinhar PETI-PDTI com os Objetivos de Negócio.
O que significa criar valor?
Segundo o COBIT, criar valor envolve:
- Realização de benefícios: Soluções que apoiam as áreas de negócio a entregar melhores produtos e serviços.
- Gerenciamento de riscos: Prevenir falhas ou minimizar os impactos de incidentes.
- Otimização de recursos: Fazer mais com menos, garantindo que a organização opere com eficiência.
Exemplo prático de alinhamento de TI com negócios:
Imagine que sua organização tem como objetivo estratégico aumentar a eficiência operacional. Um plano bem estruturado de TI deve incluir ações como:
- Garantir alta disponibilidade de sistemas críticos.
- Implementar ferramentas de automação para reduzir tarefas manuais.
- Monitorar continuamente a performance de soluções para evitar interrupções.
Deixe seu Comentário: Como sua área de TI está conectando seus esforços ao que realmente importa para o negócio? Estamos apenas “apagando incêndios” ou construindo um futuro sustentável?
Professora Diana Leite dos Santos
Mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. É coautora dos livros “Inovação: Estratégia, Gestão e Cultura” e “Anuário de Governança de TI na Administração Pública Federal”. Entusiasta da transformação digital, das metodologias ágeis e da criatividade e inovação sistêmicas, é servidora efetiva do MPU desde 2003, na área de Tecnologia da Informação, com forte atuação na área de Governança de TI e Gestão de Projetos. Possui as certificações TOGAF 9 Certified, COBIT 5 Foundation, ITIL v3 2011 Foundation e Project Management Professional (PMP). Participou do Capítulo Brasília da ISACA, passando pela diretoria de comunicação e marketing à vice-presidência em 2021. Acredita na educação como fator essencial de crescimento humano e organizacional por isso atua desde 2001 em instrutoria e facilitação. Foi assessora-chefe do InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União em 2021 e atualmente integra a equipe do Núcleo de Ciência de Dados da Secretaria de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do Ministério Público.
Cursos do Professora
Técnicas de Elaboração e Acompanhamento de PDTIC – Com ênfase na prática
Desenvolvendo o PDTIC com foco na Transformação Digital e Agilidade
Práticas da Gestão e Governança de TI – Como evitar e apagar incêndios