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Governança da Inteligência Artificial no Setor Público

Governança da Inteligência Artificial no Setor Público

À medida que a Inteligência Artificial (IA) ocupa espaços centrais nos processos de contratação pública, emerge a necessidade de uma sólida governança da IA. Governança de IA refere-se ao conjunto de políticas, diretrizes e práticas que orientam o uso ético, seguro e transparente dessas tecnologias no âmbito institucional.

No contexto das contratações de TI, a ausência de uma governança estruturada pode acarretar riscos graves: violações de privacidade, exposições indevidas de dados sensíveis, comprometimento da confiabilidade das informações e violações legais. Em contraposição, uma governança robusta promove não apenas a mitigação de riscos, mas também a melhoria contínua da qualidade das contratações públicas.

Governar o uso da IA implica definir processos claros para treinamento, monitoramento e auditoria das ferramentas utilizadas. Além disso, é essencial estabelecer critérios rigorosos de avaliação quanto à conformidade com a LGPD, à segurança dos dados e à rastreabilidade das decisões automatizadas.

Instituições que implementarem governança efetiva sobre a utilização da IA estarão na vanguarda da transformação digital do setor público, promovendo contratações mais rápidas, seguras e alinhadas às exigências contemporâneas de transparência e eficiência.

Deixe seu Comentário:  Sua instituição já iniciou o desenvolvimento de uma política interna de governança para o uso de IA? Como essa iniciativa pode fortalecer a segurança e a eficiência das contratações públicas?

Aplicação da Inteligência Artificial Generativa nas Contratações de Bens e Serviços de TI



Diana Santos

Professora Diana Leite dos Santos

Mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. É coautora dos livros “Inovação: Estratégia, Gestão e Cultura” e “Anuário de Governança de TI na Administração Pública Federal”. Entusiasta da transformação digital, das metodologias ágeis e da criatividade e inovação sistêmicas, é servidora efetiva do MPU desde 2003, na área de Tecnologia da Informação, com forte atuação na área de Governança de TI e Gestão de Projetos. Possui as certificações TOGAF 9 Certified, COBIT 5 Foundation, ITIL v3 2011 Foundation e Project Management Professional (PMP). Participou do Capítulo Brasília da ISACA, passando pela diretoria de comunicação e marketing à vice-presidência em 2021. Acredita na educação como fator essencial de crescimento humano e organizacional por isso atua desde 2001 em instrutoria e facilitação. Foi assessora-chefe do InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União em 2021 e atualmente integra a equipe do Núcleo de Ciência de Dados da Secretaria de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do Ministério Público.

Cursos da Professora

Técnicas de Elaboração e Acompanhamento de PDTIC – Com ênfase na prática

Desenvolvendo o PDTIC com foco na Transformação Digital e Agilidade

Práticas da Gestão e Governança de TI – Como evitar e apagar incêndios


Júlio Bomfim

Professor Júlio Bomfim

Oficial do Exército Brasileiro, possui experiência em capacitação atuando desde 2014 em cursos como: Utilização de Inteligência Artificial na Administração Pública, Plano de Logística Sustentável, Formação de Agentes de Contratação e IA nas Contratações Públicas. É mestrando em Governança e Desenvolvimento, pela Escola Nacional de Administração Pública. Atuou como Comandante de Pelotão e Chefe de Setor de Aquisições, Chefe da Seção de Treinamento de Unidade de Controle Interno e atualmente é Subcomandante de Unidade de Controle Interno.

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