Há pouca literatura que diferencie Gerenciamento de TI e Governança de TI. Como conseqüência, os dois conceitos são muitas vezes considerados sinônimos, embora sejam diferentes entre si. (SOHAL; FITZPATRICK, 2002 apud SETHIBE; CAMPBELL; MCDONALD, 2007, p. 835).
Segundo Dicionário Houass, conceitualmente “governança” significa ato de governar, governação, governo, enquanto “gestão” é o ato de gerir, administrar, por fim a acepção da palavra “gerência” é ação de gerir, gerenciamento. Os termos gestão e gerência estão muito próximos conceitualmente e somente analisando a etimologia das palavras é que poderemos identificar a tênue diferença.
Gestão vem do latim gestìo,ónis – ‘ação de administrar, de dirigir, gerência, gestão’; Gerência seria o particípio presente do latim gerère – ‘fazer; produzir, criar; gerir’.
Desse modo, a diferença seria que “gestão” corresponderia ao nível diretivo, enquanto “gerência” ao nível de supervisão de atividades.
Por outro lado, diferenciando Governança de TI e Gerenciamento da TI, WEILL, 2004 (p.2) afirma que a GTI não se preocupa com “quais” decisões foram tomadas, isto é Gerenciamento de TI. A GTI está sistematicamente atenta, determinando “quem” toma cada tipo de decisão (a decisão correta), “quem” contribui para as decisões (a entrada correta) e “como” essas pessoas, ou grupos, são monitoradas em seus papéis. Como resultado, uma mudança na estratégia da organização poderá exigir uma mudança nas ações de gerenciamento da TI, mas não na Governança Corporativa de TI.
O Gerenciamento de TI foca na eficiência e eficácia do fornecimento de produtos e serviços de TI no âmbito interno, bem como no gerenciamento atual das operações de TI. Por outro lado, a Governança de TI está concentrada em dar suporte e melhorar o desempenho das atividades da corporação e, ainda, transformar e posicionar a TI de modo a habilitá-la aos futuros desafios nos negócios. (PETERSON, 2004, p.44).
Para LUNARDI, 2008 (p.36), a diferença entre os dois conceitos está na sua ênfase: “enquanto o gerenciamento da TI aborda a tecnologia de informação, a Governança de TI trata da importância da informação e dos negócios da TI”.
Já para Sohal e Fitzpatrick (2002 apud SETHIBE; CAMPBELL; MCDONALD, 2007, p. 835), o importante diferenciador é que Gerenciamento de TI tem um foco interno e é realizado na unidade, em nível departamental, enquanto Governança de TI tem aspectos similares localizados no nível corporativo, bem como um significativo enfoque externo.
Assim, no Gerenciamento de TI, seus elementos, produtos entregues e serviços prestados podem ser delegados a um provedor externo, enquanto a Governança de TI é exclusiva da organização, vez que direção e controle da TI não podem ser delegados ao mercado. A norma ISO/IEC 38500, 2008, registra a existência de confusão entre os conceitos de governança e gerenciamento de TI, mas esclarece que gerenciamento no contexto de TI é o sistema de controles e processos requeridos para se alcançar objetivos estratégicos em conformidade com o corpo governante da organização.