Na Palestra – Como Alinhar PETI-PDTI com os Objetivos de Negócio, a Professora Diana Santos assevera que a Comunicação em TI é um desafio constante, onde termos técnicos, como “99% de disponibilidade do sistema”, fazem sentido para a equipe de TI, mas não comunicam claramente o impacto para a área de negócios.
A diferença que uma boa comunicação faz:
- Comunicação técnica (TI): “99% de disponibilidade.”
- Comunicação voltada para negócios: “O sistema estará disponível com, no máximo, 2 horas de indisponibilidade durante o horário comercial até 2025.”
Essa mudança de perspectiva não só aproxima a área de TI do negócio, mas também ajuda a construir confiança e alinhar expectativas.
Dicas para melhorar a comunicação em TI:
- Adote uma linguagem clara e acessível: Substitua termos técnicos por impactos práticos no dia a dia do negócio.
- Ouça mais: Entenda como os usuários finais percebem valor e adapte sua comunicação para refletir essas expectativas.
- Use formatos visuais: Muitas vezes, gráficos e fluxogramas podem comunicar muito mais do que relatórios extensos e técnicos.
Recomendação de especialista: Comunicação não é apenas sobre transmitir uma mensagem, mas garantir que ela seja compreendida e aplicada.
Professora Diana Leite dos Santos
Mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. É coautora dos livros “Inovação: Estratégia, Gestão e Cultura” e “Anuário de Governança de TI na Administração Pública Federal”. Entusiasta da transformação digital, das metodologias ágeis e da criatividade e inovação sistêmicas, é servidora efetiva do MPU desde 2003, na área de Tecnologia da Informação, com forte atuação na área de Governança de TI e Gestão de Projetos. Possui as certificações TOGAF 9 Certified, COBIT 5 Foundation, ITIL v3 2011 Foundation e Project Management Professional (PMP). Participou do Capítulo Brasília da ISACA, passando pela diretoria de comunicação e marketing à vice-presidência em 2021. Acredita na educação como fator essencial de crescimento humano e organizacional por isso atua desde 2001 em instrutoria e facilitação. Foi assessora-chefe do InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União em 2021 e atualmente integra a equipe do Núcleo de Ciência de Dados da Secretaria de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do Ministério Público.
Cursos do Professora
Técnicas de Elaboração e Acompanhamento de PDTIC – Com ênfase na prática
Desenvolvendo o PDTIC com foco na Transformação Digital e Agilidade
Práticas da Gestão e Governança de TI – Como evitar e apagar incêndios