Espaço para disponibilizar conhecimento, boas práticas, normas e orientações sobre temas relacionados a Governança Pública
A Evolução das Contratações em Nuvem no Brasil – Onda 1 e Onda 2

A Evolução das Contratações em Nuvem no Brasil – Onda 1 e Onda 2

Na Palestra Guia de Nuvem Computacional para o Setor Público, do Professor Breno Costa, a Evolução das Contratações em Nuvem no Brasil é detalhada e o panorama da adoção de nuvem no Brasil foi dividido em duas ondas principais:

Primeira Onda (2015-2020):

  • Início tímido, marcado por baixa maturidade técnica e pouca experiência em contratações.
  • Contratos voltados para “brokers”, devido à falta de capacitação interna.
  • Primeiro marco regulatório: Acordão TCU 1739/2015 e Portaria STI/MP 20/2016, que trouxeram mapeamento de riscos e incentivos para ida à nuvem.

Segunda Onda (2021 em diante):

  • Adoção de modelos mais diversificados, como equipes internas, brokers especializados e modelos híbridos.
  • Destaque 1: A IN GSI/PR nº 5/2021, que estabeleceu diretrizes para segurança e boas práticas na contratação de serviços em nuvem.
  • Destaque 2: A Portaria SGD/MGI 5950/2023, que estabeleceu modelos de contratação de serviços de computação em nuvem.
  • Crescimento exponencial nos investimentos: de R$ 23 milhões em 2019 para R$ 1 bilhão em 2022, só no caso da Petrobras.

Lição: O sucesso da transição para a nuvem está na combinação de estratégia, regulamentação e capacitação técnica.

Deixe seu Comentário: Considerando que a Segunda Onda trouxe mais apoio normativo, diminuindo os riscos do processo de contratação, quando sua organização contratará ou expandirá uma operação na nuvem?

 

Guia para Computação em Nuvem na Administração Pública

Prof. Breno

Professor Breno Costa – DESTAQUE 2022

Coautor do livro “Desmistificando a adoção de Serviços em Nuvem Governamental (2019)”. Mestre em Computação Aplicada pela UnB com o tema: Migração de Sistemas Legados do Governo para a Nuvem. Possui 22 anos de experiência na área de TI. É servidor do Tribunal de Contas da União (TCU), desde 2008, e atual Diretor de Relacionamento com Clientes. Contribuiu para a especificação e contratação de serviços multinuvem do TCU e participa das definições e decisões relativas à fiscalização e gestão do contrato.

Cursos do Professor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *