Espaço para disponibilizar conhecimento, boas práticas, normas e orientações sobre temas relacionados a Governança Pública
Inteligência Artificial Generativa nas Contratações Públicas

Inteligência Artificial Generativa nas Contratações Públicas

A Inteligência Artificial Generativa (IAG) está transformando as práticas de contratação de bens e serviços de Tecnologia da Informação (TI) no setor público. Ao promover a automação de tarefas repetitivas, a IAG eleva os padrões de eficiência, inovação e assertividade na produção de artefatos de contratação, como Termos de Referência (TR), Estudos Técnicos Preliminares (ETP) e Documentos de Formalização de Demanda (DFD).

O conceito central da IAG é a capacidade de gerar conteúdos originais — como textos, imagens e análises — a partir de comandos simples, sem a necessidade de programação direta. Essa característica democratiza o acesso a soluções avançadas, permitindo que servidores públicos otimizem processos de elaboração documental, pesquisa de preços e análise de riscos. A redução do tempo e o aumento da qualidade nas entregas são evidentes, impactando positivamente a gestão dos recursos públicos.

Entretanto, o uso da IAG também requer cautela e domínio de boas práticas. A conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a preocupação com a privacidade das informações e a necessidade de avaliações críticas sobre os vieses e limites das ferramentas são elementos imprescindíveis. A estruturação de uma governança da IA, que inclua políticas, processos e orientações éticas para o uso consciente, torna-se indispensável para o setor público.

O fortalecimento da governança digital, associado ao uso estratégico da IAG, representa uma oportunidade ímpar para gestores públicos. Ao compreender e internalizar as práticas recomendadas, instituições poderão não apenas acelerar seus fluxos internos, mas também elevar a qualidade, a segurança e a transparência de suas contratações.

Deixe seu Comentário: Como sua organização pública está se preparando para integrar o uso ético e estratégico da IA generativa em seus processos de contratação?

Aplicação da Inteligência Artificial Generativa nas Contratações de Bens e Serviços de TI



Diana Santos

Professora Diana Leite dos Santos

Mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. É coautora dos livros “Inovação: Estratégia, Gestão e Cultura” e “Anuário de Governança de TI na Administração Pública Federal”. Entusiasta da transformação digital, das metodologias ágeis e da criatividade e inovação sistêmicas, é servidora efetiva do MPU desde 2003, na área de Tecnologia da Informação, com forte atuação na área de Governança de TI e Gestão de Projetos. Possui as certificações TOGAF 9 Certified, COBIT 5 Foundation, ITIL v3 2011 Foundation e Project Management Professional (PMP). Participou do Capítulo Brasília da ISACA, passando pela diretoria de comunicação e marketing à vice-presidência em 2021. Acredita na educação como fator essencial de crescimento humano e organizacional por isso atua desde 2001 em instrutoria e facilitação. Foi assessora-chefe do InovaEscola – Laboratório de Transformação da Escola Superior do Ministério Público da União em 2021 e atualmente integra a equipe do Núcleo de Ciência de Dados da Secretaria de Gestão Estratégica do Conselho Nacional do Ministério Público.

Cursos da Professora

Técnicas de Elaboração e Acompanhamento de PDTIC – Com ênfase na prática

Aplicação da Inteligência Artificial Generativa nas Contratações de Bens e Serviços de TI


Júlio Bomfim

Professor Júlio Bomfim

Oficial do Exército Brasileiro, possui experiência em capacitação atuando desde 2014 em cursos como: Utilização de Inteligência Artificial na Administração Pública, Plano de Logística Sustentável, Formação de Agentes de Contratação e IA nas Contratações Públicas. É mestrando em Governança e Desenvolvimento, pela Escola Nacional de Administração Pública. Atuou como Comandante de Pelotão e Chefe de Setor de Aquisições, Chefe da Seção de Treinamento de Unidade de Controle Interno e atualmente é Subcomandante de Unidade de Controle Interno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *