Contratar nuvem é apenas o início. O verdadeiro desafio está na sua governança: como controlar, alocar e atribuir valor ao uso dos serviços em nuvem dentro das organizações públicas?
Esse desafio é ainda mais complexo porque rompe com o modelo tradicional de compras públicas. Em vez de pagar por um item físico e fixo, passamos a pagar por uso, consumo, variabilidade. Isso exige outra lógica de gestão — mais dinâmica, mais transparente e mais participativa.
A governança da nuvem se estrutura em três pilares:
- Engajamento da alta administração: a nuvem não pode ser uma pauta apenas da área de TI. Precisa estar vinculada ao planejamento estratégico, ao orçamento e aos compromissos institucionais de entrega de valor público. É necessário, por exemplo, prever o uso de nuvem em documentos como o PDTI e o Plano de Compras Anual (PCA).
- Política de uso clara e compartilhada: como requisitar um serviço em nuvem? Quem aprova? Quais limites e alçadas? Como se distribui a responsabilidade sobre o consumo? Essa política deve ser formalizada, comunicada e atualizada com frequência. Modelos híbridos — como o adotado pelo TSE, com equipe interna e suporte terceirizado — são exemplos viáveis.
- Gestão de custos baseada em valor (FinOps): trata-se de um novo modelo mental. Não basta evitar desperdícios: é preciso também maximizar o valor entregue. O custo deve ser rastreável até o centro de responsabilidade, e o consumo precisa ser previsto, acompanhado e analisado. O uso de dashboards, alarmes de anomalia e atribuição de créditos são práticas recomendadas.
A governança de nuvem, portanto, é mais do que uma técnica. É uma cultura organizacional baseada em planejamento, controle e aprendizado contínuo. Não se trata de escolher entre flexibilidade e segurança, mas de encontrar o equilíbrio institucional que garanta ambos.
Deixe seu Comentário: O que impede sua organização de implementar uma política de governança de nuvem que vá além da TI e envolva todas as áreas estratégicas?

Professor Breno Costa
Coautor do livro ‘Desmistificando a adoção de Serviços em Nuvem Governamental’ (2019), é Doutor em Informática e Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), com foco em Migração de Sistemas Legados do Governo para a Nuvem. Com 28 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atua como Diretor de Relacionamento com Clientes no Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2008, onde contribuiu significativamente para a especificação e contratação de serviços multinuvem e participa ativamente das definições e decisões relativas à fiscalização e gestão do contrato. Possui certificação em FinOps, avançando no conhecimento da gestão do valor da nuvem para as organizações.