Na palestra "Guia de Nuvem Computacional para o Setor Público", o Professor Breno Costa abordou a evolução e os desafios da adoção de computação em nuvem no setor público brasileiro.
Ele destacou que "não há sustentabilidade fora da nuvem pública", argumentando que as organizações governamentais devem ter um plano estruturado para a adoção desse modelo. Explicou que os benefícios da nuvem pública, como escalabilidade e otimização de recursos, além de apontar a necessidade de planejamento estratégico e capacitação dos profissionais da área.
O Professor Breno comentou sobre a evolução da adoção da nuvem no governo, mencionando marcos regulatórios como a IN 5/2021 e portarias que moldaram a primeira e segunda ondas de contratações, e, destacando os desafios como a rastreabilidade dos gastos, a definição clara dos objetos contratuais e o uso de marketplaces.
Por fim, ressaltou a importância da governança, da adaptação às mudanças tecnológicas e da inovação nos modelos de contratação para garantir eficiência e segurança na adoção da computação em nuvem no setor público.