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Como implementar a governança de dados no setor público?

Como implementar a governança de dados no setor público?

Implementar governança de dados no setor público não é um projeto com início e fim: é uma jornada contínua que exige planejamento, engajamento e adaptação, explica o Professor Almeida, no Podcast Implantação da Governança de Dados no Setor Público.

Passos para começar:
  1. Motivação: Convença a alta administração sobre o valor estratégico da governança. Use casos de sucesso para demonstrar impacto financeiro e social.
  2. Diagnóstico: Avalie a maturidade atual da gestão de dados. Onde sua organização está? Quais lacunas precisam ser preenchidas?
  3. Planejamento estratégico: Estabeleça políticas, princípios e processos claros. Adote uma abordagem iterativa para ajustes contínuos.
  4. Estrutura organizacional: Defina papéis e responsabilidades. Desde o gestor técnico até o comitê estratégico, todos devem ter suas funções bem delimitadas.
  5. Execução e melhoria contínua: Lembre-se de que a governança de dados é dinâmica. Esteja preparado para revisitar e melhorar políticas conforme surgem novas demandas.
Foco adicional:
  • Incorpore o conceito de “alfabetização de dados”, garantindo que todos compreendam o básico sobre análise e interpretação.
  • Use frameworks como o DMBOK ou o DAMA como guia, mas adapte-os à realidade local.

Deixe seu Comentário: Quais são os primeiros passos que sua organização precisa dar para implementar a governança de dados?

O IBGP recomenda uma visita à página do Curso Implantação da Governança de Dados no Setor Público do Professor clicando da imagem abaixo.

Implantação da Governança de Dados no Setor Público

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