Espaço para disponibilizar conhecimento, boas práticas, normas e orientações sobre temas relacionados a Governança Pública
Fórum IBGP

7 Princípios para a Vida Pública

Também referenciados como “Princípios de Nolan”. Transcrito de https://www.gov.uk/government/publications/the-7-principles-of-public-life/the-7-principles-of-public-life–2

1. Abnegação

Os detentores de cargo público devem agir apenas em termos de interesse público.

2. Integridade

Os detentores de cargo público devem evitar colocar-se sob qualquer obrigação ante pessoas ou organizações que possam tentar indevidamente influenciá-los no seu trabalho. Eles não deve agir ou tomar decisões, a fim de obter benefícios financeiros ou materiais para si, a sua família ou seus amigos. Devem declarar e resolver qualquer conflito de interesse e/ou de relacionamento.

3. Objetividade

Os detentores de cargo público devem agir e tomar decisões de forma imparcial, equitativa e com base no mérito, utilizando a melhor evidência e sem discriminação ou preconceito.

4. Prestação de contas

Os detentores de cargo público são responsáveis ​​perante o público por suas decisões e ações e deve submeter-se ao escrutínio necessário para assegurar esse compromisso.

5. Transparência

Os detentores de cargo público devem agir e tomar decisões de forma aberta e transparente. As informações devem ser reveladas ao público, a menos que existam razões claras e legais para não o fazer.

6. Honestidade

Os detentores de cargo público devem falar a verdade, ser honestos, francos e genuínos.

7. Liderança

Os detentores de cargo público devem apresentar esses princípios em seu próprio comportamento. Eles devem apoiar e promover ativamente esses princípios e estar disposto a denunciar um comportamento inadequado onde quer que ocorra.